O Centro Integrado de Educação Especial (Cies), que faz parte do Complexo de Reabilitação Daniely Dias, comemora nesta quinta-feira (16), dois anos de funcionamento, já superando a meta de atendimento. Das 300 crianças previstas inicialmente, o Centro atende hoje 410.
“O Cies nasceu do coração de Deus, quando me deu uma filha com deficiência”, disse a secretária estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência e idealizadora da obra, Rejane Dias, ao participar esta manhã da festa comemorativa.
O Cies atende crianças com deficiência mental de zero a 14 anos de idade, oferecendo apoio ao ensino regular e tratamento terapêutico quando necessário. “Agradeço a Deus por esta oportunidade, por trabalhar por essas pessoas que, mais do que ninguém, precisam das ações do governo”.
Ao falar para um público formado por crianças e pais beneficiados pelo Centro e por diversas autoridades, Rejane Dias lembrou a visita ao local da embaixatriz americana Bárbara Sobel. "Perguntei à embaixatriz o que os Estados Unidos oferecia nesta área e ela confessou que o Piauí está mais avançado que os americanos em vários aspectos”.
Rejane Dias destacou a unidade e a dedicação da equipe que trabalha no Cies. “Estamos mostrando que é possível trabalhar a inclusão”.
A diretora do Centro, professora Eleonora Pereira, disse que o Cies nasceu de um sonho da secretária Rejane Dias e dispõe de estrutura física e recursos humanos para atender crianças portadoras de deficiência em todos os níveis. "Estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais os nossos serviços”.
O empresário Ulysses Moraes, falando em nome dos parceiros, também destacou o trabalho de Rejane Dias na assistência aos portadores de deficiência: “É o trabalho mais nobre que uma primeira dama já realizou no Piauí”.
Ele anunciou que estão sendo viabilizados cursos destinados a mães de crianças portadoras de deficiência. As aulas serão ministradas no horário em que as mães estão no Cies, acompanhando seus filhos. O objetivo é qualificar as pessoas para que elas possam produzir e gerar renda para ajudar no sustento da família.
O secretário de Educação e Cultura, Antônio José Medeiros, disse que o Centro Integrado de Educação Especial oferece um atendimento altamente qualificado e se constitui num polo irradiador.
Revelou que o Piauí já possui hoje mais de 100 escolas com acessibilidade e cerca de 150 salas de aula já estão equipadas para atendimento a portadores de deficiência.
Segundo Antônio José Medeiros, até o final deste ano mais 70 municípios terão educação especial em suas escolas. “No passado, chegamos a 16 municípios, mas até 2010 os 224 municípios do Estado estarão integrados ao programa”.
As comemorações contaram com uma exposição dos trabalhos realizados no local, apresentações artísticas e corte do bolo. Diversas autoridades participaram da solenidade desta manhã, entre elas os deputados Cícero Magalhães, João de Deus e Lilian Martins, o secretário Assis Carvalho e o coordenador estadual de Comunicação de Social, Wellington Soares.
|