Animação feita em flash

NOTÍCIA

Secretaria do Trabalho e Ceid disponibilizam curso de qualificação para pcds
04/11/2008 00:06:44

Por Lyza Freitas

Um projeto do Governo Federal em convênio com o governo Wellington Dias assegura um repasse do Fundo de Amparo do Trabalhador – FAT para a realização de cursos de empacotador e operador de telemarketing para pessoas com deficiência. Os cursos visam a qualificaçao para o mercado de trabalho, notada a dificuldade de inclusão no mesmo, sobretudo para o público com deficiência.
"Se já está difícil inserir no mercado de trabalho pessoas tidas como comuns, imagine pessoas que têm limitações, como as com deficiência, que necessitam de mais paciência e atenção para se trabalhar", falou Regiane Alves, assistente técnica da Ceid, querendo destacar a importância da realização dos cursos para aperfeiçoar e aprimorar a capacidade das pessoas com deficiências com relação ao mercado de trabalho. 
A Ceid – Coordenadoria Estadual para a Inclusão da Pessoa com Deficiência acionou a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Estado - Setre para fazer cumprir tal projeto, pedindo o auxílio da Secretaria para a execução dos cursos que garantem a qualificação de trinta pessoas com deficiência, ficando 15 vagas para empacotador e 15 para operador de telemarketing.
A Secretaria do Trabalho dá um amparo de 15% dos recursos destinados aos cursos.Tais recursos são necessários para contratar profissionais como professores, instrutores e supervisores, distribuir os lanches e os vales transportes aos cursandos, além de outras despesas. É importante ressaltar que a Secretaria de Trabalho contactou profissionais do SINE - Sistema Nacional de Emprego para ministrar os cursos.  
A diretora de qualificação da Secretaria do Trabalho, Suely Rodrigues, explicou que os cursos devem se adequar as atividades escolares dos alunos. "Não queremos que o aluno deixe de frequentar seu ambiente escolar para fazer os cursos, muito pelo contrário. É de fundamental importância que os alunos continuem indo às suas aulas e ao mesmo tempo, possam se qualificar para o mercado de trabalho nos cursos".
Os cursos iniciaram-se nesta segunda-feira (03) no Cies - Centro Integrado de Educação Especial e serão ofertados nos turnos da manhã e da tarde, contabilizando uam carga de 120 horas-aula, com previsão de 45 dias de curso. A Ceid entrou em contato com as entidades de atendimento às pessoas com deficiência, para que elas mesmas fizessem a seleção e indicassem os cursandos que melhor se adequassem as demandas das qualificações.




Mais Notícias...
Centro Integrado de Educação Especial
Avenida Higino Cunha S/N - Bairro Ilhotas - Tel.: (86) 3215-4758