Por Lyza Freitas
Troféus, homenagens e emoção. Assim foi marcada a festa dos pais organizada pela Ceid – Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que homenageou além de pais de pessoas com deficiência, várias personalidades piauienses, por seu engajamento na luta pelo bem-estar do público com deficiência local.
Depois da abertura da festa, com a apresentação artística “Dentro de Mim”, que teve a participação de alunos com deficiência do CIES - Centro Integrado de Educação Especial, foram entregues 21 troféus com o título de “Pai e Amigo da Inclusão” a 21 pais representantes de entidades de apoio as pessoas com deficiência, como também a pessoas públicas pelo reconhecimento à ajuda prestada em prol das pessoas com deficiência.
Foram escolhidos 10 pais “exemplos” em cada entidade de apoio à pessoas com deficiência de Teresina, a exemplo das Apaes – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, da Aste - Associação dos Surdos de Teresina, da unidade escolar Ana Cordeiro e da Ama – Associação dos Amigos dos Autistas. E desses dez pais um foi o pais “destaque”, eleito o Pai e Amigo da Inclusão, para receber o troféu.
“O objetivo da entrega dos troféus foi valorizar o desempenho realizado pelos pais, tanto na educação dos seus filhos como na luta pela inclusão das pessoas com deficiência”, esclareceu Eliane Carvalho, organizadora do evento.
A intenção da homenagem foi fazer com que os pais que de alguma forma se destacaram na participação de atividades que visam o reconhecimento social do público com deficiência, fossem agraciados pelos seus feitos, além de servir como uma forma de incentivo para que outros pais também se engajem nessa luta.
Assim como um dos pais homenageados, Joaquim Miranda, fundador da Aste, pai de três filhos surdos, que falou da emoção de estar recebendo o troféu. “É com um sentimento de cobrança maior, por ser pai de pessoas com deficiência, que estou recebendo esse troféu, tendo consciência de que tenho que fazer muito mais para que as pessoas com deficiência possam viver dignamente”.
Além de Joaquim, representando uma das entidades de apoio às pessoas com deficiência, o governador Wellington Dias igualmente recebeu a homenagem por estar representando o poder executivo na execução de políticas públicas que visam a garantia de direitos para as pessoas com deficiência do estado do Piauí.
Do mesmo modo, o deputado Wilson Brandão recebeu o troféu, além de outros motivos, por ser o autor da Lei que instituiu o Passe Livre Interestadual para as pessoas com deficiência. Portanto então na ocasião estava representando o poder legislativo no hall das homenagens