Por: Érica Valéria
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi mais que uma data de conscientização, para as crianças com deficiência a data marcou pela alegria de terem ganhado a rampa que proporciona a elas a tão sonhada e agora concretizada, acessibilidade.
O menino Samuel Vitor dos Santos, aluno do CIES (Centro Integrado de Educação Especial) foi uma das primeiras crianças a usar a rampa, inaugurada no dia (05/06) no Parque Zoobotânico.
As crianças tiveram oportunidade não só de conhecer e apreciar o local, como também de ver de perto os animais, interagir com a natureza e plantar árvores no espaço chamado “Jardim das Crianças”. O jardim possui 1.500 mudas de sete espécies de plantas.
As crianças ganharam também uma bicicleta (riquichá) adaptada para que as crianças com dificuldades de locomoção possam percorrer todo o parque.A bicicleta é um protótipo que está em fase experimental, e ainda não tem data para ser lançada.
Participaram da inauguração a primeira dama Rejane Dias coordenadora geral da CEID (Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência) e o secretário Estadual do Meio Ambiente Dalton Macambira.
Em seu breve discurso a primeira dama falou da importância do espaço o “jardim das crianças” e da construção da rampa para as crianças com deficiência, e a interação tanto com as plantas quanto com os animais, ajudando assim em seus tratamentos.