Por Érica Valéria
Em sua segunda passagem por Teresina o alemão René Schade, pedagogo social, visitou na manhã da última quarta-feira (15), o cies (Centro Integrado de Educação Especial).Ele trabalha com pessoas portadoras de deficiência em Minden cidade localizada na Alemanha, e desde que chegou ao Piauí já visitou diferentes projetos que cuidam de pessoas com deficiência.
A diretora do cies Sheila Lima mostrou por todas as instalações para o pedagogo social, explicando como cada uma delas funciona e como é realizado o trabalho educacional e médico-terapêutico, desde a chegada da família até a criança entrar na escola.
A Lebenshille Minden e.V é uma associação de utilidade pública, que realiza um trabalho diferente do executado no cies. O trabalho executado na Alemanha é de acompanhamento, onde René Schade leva a pessoa com deficiência em todos os lugares,na natação,na escola, e esse trabalho é realizado de forma individual ou em grupos,e abrange todas as idades.
“Na semana eu levo a criança na escola, como se fosse um acompanhante e nos finais de semana o grupo visita vários lugares” afirma René Schade.
A Lebenshille Minden e.V é uma organização privada que recebe recursos do Estado (o recurso público é dividido com outras instituições) como uma espécie de subvenção, a entidade também recebe recursos particulares.
“Nós trabalhamos com pessoas com deficiência não só pelo dinheiro, mais também para ajudar, e apesar da entidade ser particular nós também recebemos pessoas carentes”.finalizou René Schade.