O VII COLÓQUIO DO CIES SUPEROU AS
EXPECTATIVAS DOS PARTICIPANTES
O VII
Colóquio do Centro Integrado de Educação Especial-CIES, aconteceu nos dias
24,25 e 26 de setembro de 2014 nos turnos manhã e tarde, cujo tema foi: Reflexões
sobre concepções, práticas e contextos inclusivos.
É interessante
frisar que o evento é anual, organizado pela equipe da instituição, através da
Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí-SEDUC, tendo como alvo os
professores e outros profissionais envolvidos na inclusão escolar.
Como
apresentação cultural o evento contou com a presença de Joaquim da Matta
(repentista), Banda Anfitrio, Geórgia Mendes e Victor Hugo. Constou na
programação mini- cursos e palestras proferidas por professores e terapeutas especialistas
da casa e convidados.
Nos intervalos
das palestras e mini- cursos houve a participação da Nutrição, NAF (Núcleo de
Apoio à Família) e estagiários com atividade informativa do HEMOPI juntamente
com os estagiários de nutrição social e NAF, entregando folders sobre a alimentação
adequada para a doação de sangue. Avaliação nutricional e verificação de
pressão arterial, distribuição de folders sobre hipertensão, 10 passos para
alimentação saudável e diabetes. Atividade informativa com a profissional
nutricionista da Invictus e estagiários de nutrição sobre probióticos,
prebióticos e simbióticos.
No
encerramento do evento a diretora do CIES Eleonora Sá agradeceu aos
participantes pela presença, ressaltando a importância dos mesmos para o
processo de inclusão. Parabenizou os profissionais do centro pelo envolvimento
no decorrer do Colóquio, assim como a contribuição dos palestrantes. Para a
despedida do VII Colóquio a diretora cantou juntamente com todos os participantes uma paródia sobre
o evento, feita pela professora Jesus Pires. Foi muita animação ao som da
sanfona.
Os
participantes também deixaram suas impressões, ressaltando os pontos positivos,
negativos e sugestões para o próximo colóquio; enfatizando que foi um evento
organizado, inovador, despertando um novo olhar frente ao desafio que é incluir
crianças e adolescentes na rede regular.