Teve início hoje, no turno manhã em 24/09/2014, o VII Colóquio do CIES com o tema: Reflexões sobre concepções, práticas e contextos inclusivos. O evento tem por objetivo a formação de professores que atuam na rede regular de ensino e atendem crianças com deficiência intelectual e transtorno do desenvolvimento humano-TDH. Estão participando professores da rede estadual, municipal e particular, em número de 100 participantes.
Para abertura apresentou-se o repentista Joaquim da Matta versando sobre o tema do Colóquio o que muito agradou a plateia.
O Colóquio deste ano está engajado na programação da 12ª Semana da Ação Mundial com o foco em "Direito à Educação Inclusiva! e ocorrerá nos dois turnos, nos dias 24,25 e 26/09/2014.As palestras serão proferidas por profissionais convidados e da casa.
Segundo o depoimento de Dilza Sousa Gomes Cariri, que está participando do Colóquio e é professora da Escola Municipal Delfina Borrralho Boavista, a cada ano o CIES nos surpreende, com tudo muito organizado desde a recepção até as escolhas dos temas, as oficinas...tem mostrado que é mesmo possível superar as dificuldades e com dedicação se alcança o que se supõe impossível.A professora atende em sua escola um aluno acompanhado pelo CIES.
Os professores foram recebidos na entrada principal na manhã de hoje, pelos personagens das histórias contadas na sala de Contação de História do CIES e desfilaram no tapete vermelho.
No turno da tarde, no momento do intervalo houve momento cultural com a apresentação da adolescente Georgia Mendes ao som do violão do Terapeuta Ocupacional Victor Hugo Batista Matos.
Observou-se no semblante dos participantes a satisfação de estarem atingindo seus objetivos.