Em reunião com
equipe docente, realizada na manhã dessa sexta-feira, 15/03, a Coordenadora
Pedagógica do Centro Integrado de Educação Especial (CIES), Maria de Fátima Macêdo
repassou à equipe, que a partir desse ano letivo, essa instituição adotará o
currículo funcional como estratégia de acompanhamento do rendimento das
crianças e adolescentes aqui assistidos.
Na ocasião
foram apresentadas orientações para a elaboração desse tipo de currículo, a
citada coordenadora assim pontuou acerca da adoção do mesmo: “O objetivo
principal é o de proporcionar atividades educativas e indicar estratégias de
intervenção para o desenvolvimento de habilidades funcionais e conhecimentos
que serão importantes para a independência e produtividade da criança com
deficiência intelectual, conforme suas possibilidades da vida escolar, familiar
e social.”
Ainda acerca
do currículo funcional, destacou-se que o mesmo facilita o desenvolvimento de
habilidades essenciais e a participação da criança em uma grande variedade de
ambientes integrados, conforme conclui estudos sobre tal. Na seqüência,
listaram-se orientações sobre os comportamentos funcionais a serem trabalhados
pela equipe e família das crianças, contemplando diversas habilidades
apresentadas pelos alunos.